"O que um idoso com demência diria, se pudesse" - Campanha de sensibilização

06-08-2018

Chegou o mês de Agosto e com ele as pessoas que voltam às raízes, à "terra". Emigrantes, lisboetas, nortenhos, todos regressam para ver e estar com as famílias nas suas origens.  É tempo de matar saudades...

A ambiência é festiva e o sentimento de euforia é contagiante. Há uma enchente de pessoas, risadas, vozes que se aclamam, brindes e saudações constantes, como se houvesse mais vida na aldeia, no interior rural, visto estas durante os outros meses do ano estarem, na sua maioria, mais silenciadas pela falta de habitantes.

O envelhecimento é crescente e as pessoas idosas vão para as instituições, quando se acha pertinente, e as casas ficam vazias e sem alma. Fazem os adultos ativos e os mais novos muito por estas terras e não as deixam cair em aldeias-fantasma. E, o "querido mês de Agosto" esbate esta realidade, sendo o mês de festa, de tradição e de família!

E essa realidade chega em força também à nossa Instituição e as visitas são o ponto alto do dia! São os filhos, netos, sobrinhos, bisnetos, amigos e comparsas que aparecem para ver o "Ti'Zé" e a "Vó Piedade", para contar as novidades da terra, do vizinho e do trabalho da agricultura de antigamente e daquilo que a terra deu este ano.

Por aqui o tempo passa e por vezes até corre, e torna-se difícil para nós, técnicos e colaboradores da Instituição, transmitir que há utentes que pioraram a sua situação. Que estão mais dependentes, mais esquecidos, mais doentes... Ou com sintomas de Defeito Cognitivo Ligeiro normal do envelhecimento. Ou com as (mal)ditas Demências... E, na sua maioria as pessoas não têm informação acerca destas doenças e perdas, outras tendem a rotular as pessoas com demência de "tontinhas"/"coitadinhas", outras frustram-se por não conseguirem comunicar com os familiares, outras simplesmente não compreendem e não aceitam.

Eis que surge a ideia de realizar uma campanha, aqui na Santa Casa da Misericórdia do Soito, com principal propósito de confortar e educar as famílias dos nossos utentes para automaticamente promover bem-estar e qualidade de vida a estes. E aproveitar para lutar contra o estigma e rótulos dados à Demência, às pessoas com demência e ao próprio envelhecimento.

Nesta consta uma pequena e simplificada introdução ao que é a Demência e como esta se manifesta, os diferentes tipos e os fatores comportamentais de risco associados à doença. E uma parte prática de dicas e comportamentos a ter com as pessoas, desde o como lidar, como falar e o que não fazer!

Esperamos com esta iniciativa aumentar a consciencialização sobre esta realidade, através do conhecimento e da oportunidade de fazer mais e melhor por estas pessoas que continuam vivas e temos de as relembrar que ainda vivem! 

Que as famílias que regressaram à terra e aos que cá passaram o ano todo possam desfrutar e potenciar qualidade de tempo junto destas pessoas, conjuntamente com os cuidadores formais.

A Santa Casa da Misericórdia do Soito deseja que seja o nosso melhor mês de Agosto! 



Serviço de Psicologia 

Ana Marques


Referências bibliográficas:

Baltes, P. B., & Baltes, M. M. (1990). Successfull aging: Perspective from the behavioral sciences. The Europe Science Foundation. Canadá

Cabral, M. V., Ferreira, P. M., Silva, P. A. da, Jerónimo, P. G. & Marques, T. (2013). Processos de envelhecimento em Portugal: usos do tempo, redes sociais e condições de vida. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Leite, C. D., Menezes, T.L., Lyra, E.V., & Araújo, C. (2014). Conhecimento e intervenção do cuidador na doença de Alzheimer: uma revisão da literatura. Jornal Brasil Psiquiatria, 63, 48-56.

Leston Bandeira, M., Azevedo, A., Sousa Gomes, C., Tomé, L. P., Mendes, M. F., Guardado Moreira, M. J., Batista, I. (2014). "Dinâmicas Demográficas e Envelhecimento da População Portuguesa, 1950-2011 Evolução e Perspectivas", Fundação Francisco Manuel dos Santos, Dezembro, Lisboa. ISBN 978-989-8662-50-7

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2017). Manual de Apoio ao Curso de Formação "Demências": O Psicólogo no Rastreio, Avaliação e Intervenção.

Organização Mundial da Saúde (2017) 

Programa nacional para a saúde mental (2017). Lisboa: Direcção-Geral de Saúde

Sousa, R. M., (2009). "Envelhecimento da população portuguesa : algumas decorrências económicas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão

Zarit, S. & Femia, E. (2008). Behavioral and psychosocial interventions for family caregivers. Journal of Social Family Caregivers. 44, 49-57

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora