+ SABER - Demência Vascular
14-11-2018
Neste espaço damos a saber mais sobre os tipos de demência e outras patologias neuropsicológicas. Informe-se, para si e para os seus!
O que é?
- É uma doença neurodegenerativa onde ocorreu destruição do tecido cerebral. Faz parte das demências do tipo irreversível e a sua apresentação clínica é de carácter heterogéneo por depender da região da lesão.
- Esta divide-se em dois tipos: Demência por Multienfartes - a mais comum, e a Demência Vascular do tipo Subcortical (Doença de Binswanger).
Diagnóstico:
- Fundamental o diagnóstico precoce de modo a verificar a etiologia da lesão cerebral, seja esta a patologia dominante ou não, major ou ligeira. O diagnóstico é realizado através de exame neurológico e de técnicas de imagiologia cerebral - RM e TC.
Prevalência:
- A seguir à Doença de Alzheimer é a demência mais frequente, cerca de 20-39% dos casos, e com principal prevalência nas pessoas com mais de 65 anos.
Tratamento:
- Sendo uma demência do tipo irreversível não há cura para as lesões, o tratamento a ser realizado é a prevenção de novos enfartes começando por incorporar novos hábitos de estilo de vida saudáveis e evitar comportamentos como o tabagismo e alcoolismo.
- Aconselha-se a combinação da terapia farmacológica com a reabilitação cognitiva e psicomotora.
Serviço de Psicologia
Ana Marques
Referências Bibliográficas:
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2017). Manual de Apoio ao Curso de Formação "Demências": O Psicólogo no Rastreio, Avaliação e Intervenção.
Organização Mundial da Saúde (2017)
Sá, M. (2009). Neuropsicologia Clínica: Compreender as Doenças Neurológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
Sequeira, C. (2007). Cuidar de Idosos Dependentes. Coimbra: Quarteto Editora.
https://alzheimerportugal.org/pt/